quarta-feira, 29 de junho de 2016

Verso Brasil e o mundo editorial


Sobre Valéria Lamego

Valéria Lamego é mestre pela Escola de Comunicação da UFRJ e doutora em literatura brasileira pela PUC-Rio. Sua pesquisa de mestrado, sobre a escritora Cecília Meireles, se desdobrou em dois livros - A farpa na lira: Cecília Meireles na Revolução de 30 (Record, 1996) e Obra em prosa de Cecília Meireles (Nova Fronteira, 1997). Como desdobramento dos estudos do doutorado, sobre Lúcio Cardoso, organizou o livro do escritor Contos da ilha e do continente
Em 2010 recebeu o Prêmio Funarte de Criação Literária com oromanceinéditoCrime na Noite. Coordenou, dentre outros, os seminários “Laboratório do Escritor”, de 2006 a 2009, e “Múltiplos e Contemporâneos: a literatura.com”, em 2013.
Em 2000, Valéria Lamego fundou aVerso Brasil Editora, sobre a qual discorreu em sua palestra.

Sobre a Verso Brasil e o trabalho de editora

A Verso Brasil Editora tem como objetivo a publicação de livros de arte e de referência. Logo em seu início criou um vínculo placentário com a revista Veredas, antigamente publicada no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado no Rio de Janeiro.
A revista foi a primeira publicação da nascente editora e teve noventa e uma edições,abrindo espaço para circulação de reflexões em torno da cultura. Chegou ao fim no ano de 2003.
Dentre muitos trabalhos importantes, a editora publicou e editou o Impresso no Brasil: destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional(1808-1930), organizado pelo crítico de arte Rafael Cardoso. O livro, quereuniu um acervo praticamente abandonado, conta a história da arte gráfica brasileira de 1808, com a Imprensa Régia, até a década de30 do século XX e foi, portanto, grande contribuinte para o momento em que a editora passou a publicar livros de arte, em 2009.



Após sua consolidação, a até então pequena Verso Brasil, ganha seu primeiro prêmio Jabuti com o livro O Gráfico Amador, na categoria Projeto Gráfico. Atualmente, Lamego constrói uma linha editorial que reúne o design com as artes gráficas.
Valéria Lamego apresentou, na palestra,inúmeros livros publicados pela editora ao longo dos anos, refletindo com os ouvintes sobre sua produção. Explicou que para produzir livros não basta ter uma ideia;éexigida uma demanda de capital para investimentoe eventos de divulgação, entre outras coisas que vão além da pura abstração.
Nesse viés, a editora publicou livros para grandes empresas, como o livro da história da Companhia Vale do Rio Doce, de 2012, produzido e idealizado pela própria Valéria:



Com o lançamento do livro Vale, em comemoração aos 70 anos da mineradora, a Verso Brasil ilustrou em 420 páginas, com riqueza de cores e imagens, a preservação da história de uma das maiores e mais importantes companhias presentes no território nacional.  
No escopo deste livro, Valéria mencionou a importância de uma impressão de qualidade, o que é vital para o sucesso da arte gráfica do trabalho. Disse que a impressão é composta por quatro cores, mas há cores especiais, como dourado e prata, que devem ser imprimidas separadamente. São chamadas de “a quinta cor”.
A editora deixou claro que acompanha de perto o trabalho de impressão de suas publicações, salientando sempre a importância de ter como aliada uma boa gráfica. Outros lançamentos importantes, como o livro de Ramon Nunes Mello Há um mar no fundo de cada sonho (2016) e o box Cadernos do Samba (2013), colocaram a editora no mercado como portadora de uma dicção própria e criativa.

Selo Aniki



A Verso Brasil inaugura junto ao lançamento deHá um mar no fundo de cada sonho(2016), de Ramon Nunes Mello–autor confirmado na Flip (Festa literária internacional de Paraty)de2016–o selo Aniki, sendo este o seu primeiro título. O livro,ao reunirartes gráficas, poesia e ficção, tem uma propostaque se encaixa perfeitamente na ideia por trás de Aniki.
  

Coleção Cadernos do Samba

Outro grande marco para a editora foi o lançamento dos primeiros livros da coleção Cadernos do Samba.Com a proposta de reverenciar os personagens e as agremiações que fazem dos desfiles das escolas de samba o maior espetáculo daTerra, a Verso Brasil concebeu e desenvolveu esta coleção em parceria com o jornalista Aydano André Motta. 
Foram lançados, em 2013, os três primeiros livros da coleção: Marcadas para viver: a luta de cinco escolas, de João Pimentel; Maravilhosa e soberana: histórias do Beija-Flor, de Aydano André Motta; e Tantas páginas belas: histórias da Portela, de Luiz AntonioSimas.


Em uma entrevista publicada por Fábio Silva para o site Galeria do Samba,em19 de novembro de 2013, Valéria diz:

Há três anos sentimos falta de bibliografia sobre as escolas de samba cariocas. Devido a essa lacuna percebemos como a cultura dita formal estava relegando e renegando uma das formas culturais associadas à cultura da cidade do Rio de Janeiro e a todo país. A ideia dos Cadernos é de inserção do carnaval das escolas de samba numa discussão que ultrapasse a Avenida.


Valéria Lamego esforça-se para realizar seus projetos que visam o livro-objeto em meio a um mercado editorial competitivo, em que se faz necessário criar um nicho específico para possível estabelecimento. No caso da Verso Brasil, optou-se pelo nicho artístico.


Por: Carolina Vik, Marco Antonio Silva e Sara Sabino

Nenhum comentário:

Postar um comentário